"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou" Henry Ward Beecher

"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou"
Henry Ward Beecher

quarta-feira, 28 de março de 2012

Um sinal de mau agouro para os tucanos?

Agora em março, o PSDB reuniu sua primeira prévia, para escolher o candidato à prefeitura de São Paulo. Fernando Henrique Cardoso chegou a declarar que a previsível vitória de José Serra era meio caminho andado para a vitória nas eleições em outubro.
Acontece que diferente das previsões feitas pelos serristas, o ex-governador obteve apenas 52% dos votos, concorrendo com outros dois candidatos que não são nem de longe tão conhecidos como ele. Esse fato mostra uma crise que se expressa em uma divisão interna do partido e falta de coesão para enfrentar a campanha.
Se essa foi a primeira metade do caminho, a segunda metade não parece ser suficiente para levar José Serra para a vitória.
Mesmo as pesquisas pré-eleitorais revelam essa crise. José Serra, duas vezes candidato à presidente da República, eleito prefeito da capital paulista e governador do Estado, iniciou com apenas 30% das intenções de voto e a mesma porcentagem de rejeição.
A sua candidatura aparece assim como uma grande incerteza. José Serra é a figura mais conhecida do PSDB, mas é talvez também uma das mais odiadas pela população.
Esses não são, no entanto, acontecimentos acidentais ou isolados. A rejeição de José Serra, a crise interna e a evidente falta de alternativas são expressões da crise da direita brasileira.
O PSDB há muito tempo vem sendo o porta voz dessa direita extremamente decadente, que vive à sombra desse partido por falta de condições de aparecer sozinha e tal como é diante da população, que os rejeita como uma sobrevivência da ditadura militar que de fato são.
O DEM, principal aliado do PSDB desde muito anos praticamente abriu falência. Agora é a vez do PSDB entrar em crise, revelada pela crise que está vivendo em seu principal reduto, São Paulo.

Nenhum comentário: