"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou" Henry Ward Beecher

"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou"
Henry Ward Beecher

terça-feira, 25 de agosto de 2009

EUA - Em uma década, 9 trilhões de dólares de prejuízo


Enquanto governo Obama fala do fim da crise financeira, o País acumula déficit fiscal que em dez anos vai ser de quase 10 trilhões de dólares




O prejuízo da economia dos Estados Unidos pode chegar a nove trilhões de dólares, segundo afirmou o governo norte-americano. Esta fortuna, referente ao déficit fiscal e quase o mesmo valor do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos, deve ser atingido pelo País entre 2010 e 2019. No cálculo realizado anteriormente, este valor era de sete trilhões de dólares. Com o avanço da crise econômica, a previsão de prejuízo subiu em dois trilhões.
O aumento do déficit fiscal é reflexo direto da crise econômica mundial, que fez com que os governos Bush e Obama despejassem centenas de bilhões de dólares nos cofres dos capitalistas falidos. Além disso, houve a aprovação de inúmeras medidas que isentaram vários setores industriais do pagamento de impostos.
No momento, o déficit fiscal norte-americano é o maior já registrado em toda a sua história, de 11,2% do PIB.
Juntamente com o déficit fiscal, o governo dos Estados Unidos tem um déficit orçamentário também está acima de um trilhão de dólares. Somente em julho o déficit atingiu 180,6 bilhões e um total de 1,26 trilhões em dez meses.
O déficit dos Estados Unidos é o resultado incontestável de que a crise financeira não está longe do fim. Por mais que o governo Obama e a imprensa capitalistas insistam em apresentar resultados que demonstram uma recuperação da maior economia do mundo, o prejuízo causado pela crise, como este déficit, as milhões de demissões etc. são irreversíveis e vão deixar a economia debilitada por muito tempo.

Nenhum comentário: