Centenas de milhares de pessoas protestaram em Roma contra o governo direitista de Silvio Berlusconi.
O Circus Maximus, no centro de Roma, foi ocupado pela manifestação organizada pelo Partido Democrata no último sábado. Walter Veltroni, líder da oposição qualificada pela imprensa burguesa internacional como sendo de “centro-esquerda” ao governo, assumiu a dianteira no ataque ao governo durante a manifestação, em um discurso no qual criticou a política do governo do social ao econômico.
A manifestação não se dirigia exclusivamente contra nenhuma política do governo. A oposição pretende descontar o revés obtido nas últimas eleições na qual foi esmagada pela maioria formada pela coalizão entre o partido de Berlusconi e os dois principais partidos da direita no Parlamento.
O eixo central da intervenção de Veltroni se dirigiu a criticar o caráter direitista do governo, que segundo o líder do Partido Democrata estaria transformando a Itália “mais fascista” sob o governo Berlusconi.
Veltroni criticou a política segregacionista do governo, que pretende expulsar imigrantes e discriminar as crianças estrangeiras nas escolas. “A Itália, senhor presidente do Conselho de Ministros, é um país antifascista", disse.
A política econômica do governo também foi escrutinizada pela liderança da oposição burguesa: “Há uma crise. Certamente chegará aos Estados Unidos, mas ninguém tem álibi nem desculpa. Principalmente a direita", a qual Veltroni condenou por que esta considera "qualquer regra um obstáculo". "O governo de Berlusconi é totalmente inadequado para enfrentar a crise econômica porque se ocupa apenas de dar conforto aos mais poderosos", disse (EFE, 25/10/2008).
A recente avalanche de medidas direitistas, que ressaltaram o caráter fascista e racista do imperialismo em crise, como as medidas contra a entrada de imigrantes no país, parece ter atingido uma barreira com a resistência da população organizada no protesto no último dia 25.
Reunindo pessoas vindas de todo o país, a oposição chegou a anunciar que teria trazido 2,5 milhões de pessoas. Estimativas da polícia local apontam que 200 mil pessoas teriam se reunido.
"As armas da crítica não podem, de fato, substituir a crítica das armas; a força material tem de ser deposta por força material, mas a teoria também se converte em força material uma vez que se apossa dos homens. A teoria é capaz de prender os homens desde que demonstre sua verdade face ao homem, desde que se torne radical. Ser radical é atacar o problema em suas raízes. Para o homem, porém, a raiz é o próprio homem" KARL MARX
"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou" Henry Ward Beecher
"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou"
Henry Ward Beecher
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Mega protesto em Roma contra o governo Berlusconi
Marcadores:
PCO - Partido da Causa Operária Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Jandirão, vamos unir todos esses blogs malditos! Olha, estou escrevendo no dia 05/11/08 às 23:38h; só para você ter uma idéia da data. Bom, quero dizer-lhe que a idéia ainda está de pé! Ano que vem vou arrumar um jeito de criar algo. Vamos conversando. Precisamos arrumar alguém que saiba fazer um site para ficar uma coisa mais interessante. Estou matando meus estudos para saber o que seu blog tem a dizer. Forte abraço!!!!
Então Jandira como bom Burgués que sou devo defender Berlusconi pois ele está em seu terceiro mandato de ministro na italia, que tem um processo eletivo estremamente complicado o cara ¨mijou fora da bacia¨ ja era, perde o mandato.
Se o Berlusconi fosse tão ruin ele não estaria tanto tempo como ele está... SaudaÇões tucanas
Postar um comentário