"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou" Henry Ward Beecher

"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou"
Henry Ward Beecher

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Crise - GOL anuncia demissão de 800 trabalhadores

Capitalistas apresentam os corte como medida para salvar a empresa diante dos efeitos da crise econômica 


A empresa aérea Gol anunciou na última sexta-feira (23) o fim da Webjet. A empresa havia sido comprada pela GOl em março do ano passado. Dos 1500 trabalhadores da Webjet, 850 foram demitidos, entre pilotos, comissários, mecânicos e pessoal de apoio. A demissão foi realizada sem atender qualquer norma trabalhista. De acordo com os funcionários, a empresa anunciou os cortes durante uma reunião. Todos os trabalhadores presentes receberam a carta de demissão.
A empresa vem promovendo demissões em massas. Em meados de junho o vice presidente da empresa declarou que a Gol Linhas Aéreas planeja cortar 2,5 mil empregos até o fim deste ano.
O presidente da companhia, Paulo Sérgio Kakinoff, reconhece que as demissão é a politica da empresa para enfrentar a crise. No primeiro trimestre registrou prejuízo de R$ 41,4 milhões, diante de lucro de R$ 69,4 milhões de igual período do ano passado.
"O forte prejuízo se deve a combinação de fatores macroeconômicos e conjunturais, que colocou a operação em um estado deficitário bastante crítico. A desvalorização cambial (do real), trouxe à base de custos um aumento importante nas despesas não só de combustível, mas também de arrendamento de aeronaves e manutenção de motores, uma vez que todas são dolarizadas" (veja.abril.com.br). O programa dos capitalista para a crise é intensificar os ataques a classe operaria.
A demissão em massa, bem como o arrocho salarial, o prolongamento da jornada de trabalho, a pressão para acabar com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ect. Em todo o mundo, os trabalhadores estão se levantando contra a tentativa dos patrões de despejar a crise nos ombros dos trabalhadores. Os trabalhadores da Webjet não devem aceitar as demissões. A luta da classe operária europeia demonstrou que apenas a mobilização dos trabalhadores pode enfrentar o programa dos capitalistas para crise.

Nenhum comentário: