"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou" Henry Ward Beecher

"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou"
Henry Ward Beecher

sábado, 6 de junho de 2009

Trabalho escravo triplica no Paraná


Baseando-se no número de trabalhadores em situação de escravidão libertos este, a Comissão Pastoral da Terra apontou que o número de trabalhadores em situação de escravidão cresceu em 200% no estado do Paraná

São dezenas de milhares de trabalhadores encontrados em situação de escravidão todo o ano no Brasil. Estado em que a situação dos trabalhadores no campo são as mais alarmantes, caso do Pará, onde foram encontrados no último ano 1.354 pessoas em situação de escravidão.
Vem, no entanto, chamando a atenção a mudança do ciclo da escravidão ainda presente no País.
Em 2008, segundo a CPT, 391 pessoas foram libertadas no Paraná, contra 130 no ano anterior, um aumento de exatamente 200%
Os números da CPT somam os de trabalhadores encontrados pelo governo e os trabalhadores encontrados em situação de escravidão por membros das igrejas que atuam na região. Este mostra a farsa dos números levantados pelo governo, já que o Ministério do Trabalho, que constatou a libertação de 163 trabalhadores no ano passado e de 129 em 2007, levanta apenas uma parcela pequena da realidade.
"Aquela imagem de que só tinha trabalho escravo no Norte e Nordeste do país precisa ser corrigida porque estamos verificando a presença crescente também em regiões do Sul, onde antes não havia esse tipo de situação" disse o presidente nacional da CPT, dom Ladislau Biernaski (Folha de S. Paulo, 4/5/2009).
A explosão do trabalho escravo no campo se dá em paralelo com a crise do agronegócio, principalmente o exportador, que é uma crise sem precedentes.

Nenhum comentário: