"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou" Henry Ward Beecher

"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou"
Henry Ward Beecher

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Protestos se radicalizam na França

O confronto entre a polícia e os estudantes foi bem mais violentos no sétimo dia de protestos em toda a França. Os confrontos se deram na segunda-feira, dia 18, principalmente na periferia de Paris, em Nanterre, onde os estudantes que foram atacados pela polícia com balas de borracha revidaram com pedras e o que mais encontrassem pelo caminho. Foram montadas também diversas barricadas para conter o avanço dos policiais.

Mais de 200 estudantes foram presos. Mesmo assim, a ação policial não foi o suficiente para paralisar os estudantes que prometeram não parar e aumentar ainda mais os protestos na terça-feira, um dia antes da votação da lei da aposentadoria no Senado.

Já os trabalhadores de diversos setores se uniram, como garis, professores e caminhoneiros. Somente na segunda-feira mais de 290 protestos planejados ocorreram. Até mesmo caminhões blindados foram levados pelos trabalhadores do transporte para fazer barricadas.

A greve já atingiu 10 mil postos de gasolina que já estão com seus estoques praticamente esgotados. Mesmo assim Sarkozy diz que não pretende voltar atrás da proposta de aumento da idade mínima para a aposentadoria de 62 para 65 anos afirmando. “Essa reforma é essencial e a França irá implementá-la”, afirmou (BBC, 19/10/2010)

Mesmo com 72% da população aprovando a greve, Sarkozy se diz o arauto dos franceses. A insistência de Sarkozy no aumento da aposentadoria e nos demais planos que fazem parte de seu pacote de “austeridade”. Com a recessão européia a pleno vapor e o crescente endividamento estatal da França, a única preocupação do governo é repor o dinheiro gasto para salvar as diversas empresas que quase faliram na primeira etapa da crise em 2008 e 2009.


Nenhum comentário: