"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou" Henry Ward Beecher

"Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou"
Henry Ward Beecher

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HSBC vai colocar 30 mil trabalhadores na rua

Na política de manter os ganhos a todo custo, o banco britânico HSBC vai fechar agências e mandar funcionários embora

O banco britânico HSBC declarou na última segunda-feira que irá realizar 30 mil demissões para manter o lucro de 3% adquirido no primeiro semestre deste ano.
O anúncio do corte de funcionários foi feito logo após a apresentação dos resultados de 2011. O balanço apresentado relaciona a atividade econômica do banco nos 87 países onde atua. O lucro do banco de janeiro a junho foi de 11,5 bilhões de dólares.
A intenção do banco é a de economizar 3,5 bilhões de dólares e fechar agências em pelo menos 20 países. Apesar da crise econômica o banco lucrou mais que o esperado.
O HSBC anunciou que vai fechar mais de 200 agências só nos Estados Unidos e vai concentrar esforços para abrir agências na Ásia, onde o crédito é um forte atrativo e o custo com mão-de-obra é baixíssimo.
As 30 mil demissões anunciadas pelo HSBC internacionalmente expõem a verdadeira face da crise econnômica mundial. Equanto a população e os trabalhadores só acumulam perdas com as demissões, ataques aos direitos trabalhistas e cortes de gastos públicos, os banqueiros e especuladores financeiros estão impondo a política de ganhar o que for possível em meio à crise, a qualquer custo, principalmente apoiados na política de "austeridade" dos governos europeus que é, em outras palavras, o confisco do dinheiro público para salvar empresários e banqueiros em crise.
Brasil: um paraíso para os banqueiros
Entre os países que não vai receber os cortes anunciados está o Brasil que produziu o terceiro maior lucro do banco mundialmente. As mil e uma facilidades oferecidas pelo governo do PT aos banqueiros no País elevaram o lucro do HSBC. A direção do banco ressaltou que o crédito e os seguros foram os principais responsáveis pelo lucro brasileiro.
O banco divulgou uma nota dizendo que o HSBC Bank Brasil foi responsável por 637 milhões de dólares de lucro.
A política do banco vai provocar o corte de pelo menos 10% do efetivo da instituição financeira simplesmente para que possa continuar explorando a especulação nos países que ainda não estão completamente falidos em decorrência da crise econômica.

Nenhum comentário: